O Bonete em Ilhabela é uma das mais belas praias do arquipélago, procurada por surfistas e aventureiros que apreciam o extremo isolamento, afastamento e recursos limitados. O acesso a esta tradicional comunidade caiçara é feito por terra (trilha) ou mar.
A praia fica na parte baixa das encostas de dois morros com paredes de pedra, onde corre o rio Nema na ponta esquerda, o que dá um toque especial à beleza do local. As árvores sombreiam o lugarejo, por isso não há necessidade de usar um guarda-sol. A trilha oferece uma bela vista do Morro do Mirante.
Segundo informações históricas, no início do século XVII, as terras do lugarejo pertenceram a José Bonete, que as herdou por meio do sistema das Sesmarias, emprestando seu nome que deu origem à praia. Há relatos de piratas, náufragos e navegadores europeus que teriam adotado a Baía como morada, constituindo famílias que originaram a miscigenação caiçara.
Na comunidade a igreja católica celebra, nos meses de julho, a novena em homenagem a Santa Verônica, na capela local, de cuja imagem fora encontrada pelos pescadores no mar. A festividade conta com o leilão de prendas, levantamento do mastro, consertada (bebida típica), fogueira, queima de fogos e a missa rezada em latim.
0 Comentários